Páginas Adicionais

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

MPE acata pedido de Waldemir José e instaura Inquérito Civil contra a Prefeitura e SMTU


Considerando a representação formulada pelo vereador Waldemir José (PT), a respeito da falta de fiscalização por parte do Poder Público Municipal nas estações de ônibus da cidade, sobretudo nas do bairro de Petrópolis, e o descumprimento das obrigações contratuais por parte das empresas concessionárias de transporte público, o Ministério Público do Estado (MPE), por meio da 81ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor, decidiu instaurar o Inquérito Civil contra a Prefeitura de Manaus e a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU). 

De acordo com o documento enviado para conhecimento e apreciação do vereador, o MPE afirma que irá apurar as supostas irregularidades apontadas por ele (Waldemir José) no que diz respeito ao descumprimento de cláusulas contratuais firmadas entre o município e as concessionárias, em especial ao cumprimento das viagens programadas que, segundo a Promotoria , esse problema poderia ter sido resolvido com a intervenção da Prefeitura. 

As fiscalizações, que resultaram na formulação da representação, foram feitas nos bairros Japiim, Mauazinho, Jorge Teixeira, Mutirão, Novo Aleixo e Petrópolis durante os meses de fevereiro, março e junho deste de ano, no período da manhã, da tarde e da noite. Waldemir identificou que a quantidade de ônibus que as empresas disponibilizam para atender às necessidades dessas linhas não é o suficiente, o que caracteriza o descumprimento da cláusula que prevê o quantitativo de ônibus para cada estação, conforme determina o contrato entre a Prefeitura e as empresas. Além disso, ele ainda detectou que em algumas estações a frota está reduzida em até 50% dos veículos, como é o caso da linha 612 que atende o bairro de Petrópolis e parte do Japiim e não foi encontrado, também,  nenhum fiscal da Prefeitura. 

Waldemir José pontua como “vitória da população” a medida tomada pelo MPE, uma vez que o sistema de transporte do município está em total abandono por parte da Administração Municipal que não vem fazendo as fiscalizações devidas e a população é penalizada com o descaso. “Acredito que ações como essa (inquérito) possam obrigar as empresas de ônibus a cumprirem suas obrigações contratuais. Espero que essa medida seja o início para revertermos o transporte público precário de hoje para um transporte público de qualidade”, disse o parlamentar. 


Ainda como parte dos procedimentos do inquérito, no próximo dia 9/10, terá uma audiência com o vereador Waldemir José, com a representação da SMTU e a Promotoria Especializada  para apuração de fatos que possam ser usados no Inquérito Civil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.