Páginas Adicionais

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Inquérito Civil apura responsabilidade da Prefeitura na situação precária do transporte público

O vereador Waldemir José na MPE, na 81ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumido.


O vereador Waldemir José (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça-feira (7/10), para informar aos demais parlamentares a respeito do Inquérito Civil que o Ministério Público (MPE), por meio da 81ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor, instaurou contra a Prefeitura de Manaus devido à falta de fiscalização no sistema de transporte da cidade contra as empresas de ônibus pelo descumprimento das obrigações previstas no contrato.  

Em seu pronunciamento Waldemir disse que, segundo o MPE, o inquérito foi resultado da representação que ele protocolizou após as fiscalizações nas estações dos bairros Japiim, Mauazinho, Jorge Teixeira, Mutirão, Novo Aleixo e Petrópolis durante os meses de fevereiro, março e junho deste de ano, no período da manhã, da tarde e da noite. Nessa atividade, o parlamentar identificou que a quantidade de ônibus que as empresas disponibilizam para atender essas linhas não é o suficiente, o que caracteriza o descumprimento o contrato entre a Prefeitura e as empresas. 

O parlamentar informou que nos documentos do inquérito a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) argumenta que a falta de ônibus se justifica pelo   congestionamento do transito na cidade, mas para Waldemir essa justificativa não é convincente, tendo em vista que as fiscalizações apontaram que o que acontece, verdadeiramente, é que o número de veículos  nas estações não é o mesmo previsto em contrato.  “A falta de fiscalização do contrato é inadmissível, porque a população paga caro por um serviço não realizado corretamente”, disse o parlamentar. 

Ele lembrou que no próximo dia 9 terá uma audiência na Promotoria Especializada juntamente com a SMTU, quando serão coletadas mais informações para o inquérito.  “Levarei todas as informações acerca do transporte público que obtive durante minha luta pela melhoria desse sistema. Espero, com isso, que tenhamos um resultado positivo e que seja um começo para melhoria desse serviço”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.