Páginas Adicionais

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Waldemir propõe emenda ao orçamento para pagamento de servidores da Câmara Municipal


No dia em que o país comemora o dia do Servidor Público (28.10), o vereador Waldemir José (PT) propôs a criação de uma emenda ao orçamento municipal de 2015, assinada por todos os parlamentares, no valor de R$ 2 milhões, para garantir aos servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) o pagamento da parcela referente à correção da Unidade Real de Valor (URV). Além disso, ele sugeriu também a criação de um Projeto de Resolução que assegure esse pagamento também para o ano de 2016. 

Waldemir José explica que a luta dos servidores da Câmara Municipal de Manaus, pela correção das perdas salariais que tiveram com implantação da URV durante o Plano Real em 1994, vem ocorrendo desde 1999. Ele disse ainda, que já existe uma sentença promulgada pela Justiça determinando que a CMM pague imediatamente os valores retroativos. Entretanto, foi feito um acordo de parcelamento dessa dívida. 

O parlamentar lembrou que ao longo da história o servidor público sempre teve o papel importante no Estado, mas ao mesmo tempo já sofreu discriminação e é pouco valorizado. Ele lembrou que, segundo o teórico da macroeconomia John Keynes, inicialmente os servidores eram contratados para que houvesse um aquecimento econômico, ou seja, contratavam-se servidores para que eles fossem remunerados e com sua remuneração comprassem mercadorias. Isso resultava na circulação de recursos e distribuição de renda. Porém, esse método fez com que os servidores públicos levassem por anos a pecha de “Funcionários Marajás”, trabalhadores que ganhavam altos salários sem fazer nada. 

“Penso que a história do servidor público é uma história de desvalorização que ao longo do tempo foi mudando. Atualmente, esses trabalhadores são mais valorizados, mas ainda está longe de ter o reconhecimento justo e devido”, disse Waldemir. 


O parlamentar destacou ainda que é dever do Poder Público fazer o reconhecimento justo a esses trabalhadores, uma vez que é imprescindível a atuação desses profissionais em todas as atividades governamentais do município, do estado e do país. “Servidor origina-se da palavra servir, portanto ele tem papel fundamental no serviço público”, concluiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.