Páginas Adicionais

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

VEREADOR WALDEMIR JOSÉ COBRA PENALIDADES PARA EMPRESAS DO TRANSPORTE COLETIVO QUE NÃO CUMPREM A LEI DO TRANSPORTE.


A Lei Federal 10.098 de 19/12/2000 estabeleceu normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos em diversos setores da cidade e também nos meios de transporte; assim sendo, os cadeirantes, por exemplo, deveriam ter a possibilidade e condição de utilizar em segurança e autonomia os ônibus do transporte coletivo, como determina essa Lei em seu Art. 2º.

Em Manaus, como em muitas outras capitais, a situação de mobilidade para cadeirantes no sistema de transporte público está longe de ser ideal. Um dia após expirar o prazo de 10 anos para que as empresas de ônibus tivessem 100% de acessibilidade (conforme Decreto Presidencial No 5.296/2004), o Jornal Acrítica de hoje (5/12/2014) publicou matéria denunciando que “obstáculos fazem parte da rotina de cadeirantes” no Sistema de Transporte Público, onde a acessibilidade só existe em 70% da frota.

Esse problema se agrava quando se contata que desses ônibus que apresentam os elevadores para cadeirantes é grande a quantidade daqueles que não funcionam. Em fiscalização feita pelo vereador Waldemir José em estações de ônibus nas zonas Sul, Norte e Leste onde de 27 ônibus fiscalizados em apenas dois os elevadores estavam funcionando. Essa é realmente uma situação grave de falta de mobilidade, entre outros problemas operacionais que as empresas têm, que o Poder Público municipal tem a obrigação de resolver.

Nesse sentido, o vereador Waldemir José, encaminhará à Prefeitura Municipal de Manaus relatório dessa fiscalização que ele fez para que a Prefeitura possa abrir procedimento para averiguar a situação de acessibilidade da frota, entre outros problemas, e, em consonância com a Lei Municipal 7.779 de 17/10/2013, aplicar as penalidades devidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.