Páginas Adicionais

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Duas importantes emendas à Loman, de autoria do vereador Waldemir José, são aprovadas na Câmara

A iniciativa, de acordo com o parlamentar, foi proposta pelos movimentos indígenas - Foto: Tiago Corrêa/CMM

Apesar da manobra realizada acerca do Passe Livre durante a votação do Projeto de Lei de reforma da Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman), o vereador Waldemir José (PT), comemorou a aprovação de duas emendas, de sua autoria, que ele julga importantes para cidade. A emenda 04/12 que trata da inclusão dos direitos dos indígenas na Loman e a outra, N. 18/3, que proíbe que parentes de vereador até o 3º grau firmem contrato com a Administração Pública Municipal.

Em relação à emenda 04/12, Waldemir José justifica que é um absurdo que uma cidade de origem indígena e que possui uma grande população de índios, como é o caso de Manaus, não tenha na sua Lei maior uma sessão dedicada ao reconhecimento histórico e cultural e aos direitos sociais, como: educação, habitação e saúde desse povo. “Essa Lei visa fazer justiça e resgatar uma dívida histórica que o Poder Público tem com os índios que foram os primeiros que habitaram nossa terra, reconhecendo-lhes seus direitos, seus valores históricos e culturais”, disse. 

A iniciativa, de acordo com o parlamentar, foi proposta pelos movimentos indígenas da cidade de Manaus. 

No que diz respeito à emenda N.18/12, Waldemir diz que o princípio da independência dos Poderes em um Estado Democrático é prejudicado quando há interesses particulares se sobrepondo ao interesse público, por isso essa emenda é importante porque evitará essa prática antiga. 


“Não é bom para a fiscalização do Poder Executivo quando vereadores  possuem parentes contratados pela Prefeitura para executarem determinados serviços, o que fatalmente leva a prática prejudicial de troca de favores entre os parlamentares e o prefeito, o que torna uma atitude nociva aos interesses públicos e para autonomia do Legislativo”, destacou Waldemir José. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.