Páginas Adicionais

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Câmara rejeita debater o atraso do pagamento dos trabalhadores terceirizados da Semed

Vereador Waldemir José - Foto: Tiago Corrêa/CMM

O requerimento de autoria do vereador Waldemir José (PT) que solicitava a realização de Audiência Pública para tratar dos atrasos salariais dos terceirizados da Secretária Municipal de Educação (Semed), sob a orientação do líder do prefeito, vereador Elias Emanuel (PSB), foi derrubado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira (31).

Em virtude da manifestação de funcionários terceirizados da Semed realizada na última terça-feira (25) que protestavam contra a empresa JM Serviços devido o atraso no pagamento do salário e também após constatar in loco durante as fiscalizações nas escolas municipais esse problema, o vereador Waldemir José resolveu solicitar à CMM a realização de Audiência Pública para tratar da situação desses trabalhadores. Infelizmente, a base aliada do prefeito votou contrária ao requerimento impedindo a realização do debate.

Durante a manifestação que foi realizada em frente à empresa JM, os terceirizados cobravam o pagamento salarial que está atrasado há mais de 3 meses. Além disso, Waldemir José já havia denunciado em abril desse ano essa situação ao Ministério Público Federal do Trabalho (MPFT/AM) e à Câmara Municipal, mas nada foi feito sob a justificativa de que as provas não eram suficientes para se abrir um inquérito.  

Além do atraso no salário, a empresa JM, até o momento, ainda não realizou o pagamento do 13º salário de 2014 e das férias vencidas também no ano passado. 

Para Waldemir José, a terceirização usada pelas grandes empresas e também pelo Poder Público para reduzir a folha de pagamento,  tem impacto negativo para os trabalhadores, pois os funcionários são mais expostos a violações como exploração de trabalho, análogo ao escravo, calotes de salário, risco à saúde e jornadas excessivas. 

Apesar da derrubada, o parlamentar continuará atuando em defesa do trabalhador, ele irá novamente ao Ministério Público Federal, agora levando provas mais contundentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.