Páginas Adicionais

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Comissão da Educação vai intermediar melhorias em escolas de comunidades ribeirinhas do Rio Amazonas

Vereadores membros da Comissão de Educação ouvem demandas de comunidades ribeirinhas durante audiência pública - FOTO: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

A Comissão de Educação (COMED) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) comprometeu-se em somar esforços junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed), no sentido de buscar solução para as demandas das comunidades ribeirinhas do Rio Amazonas, apresentadas na manhã da última quinta-feira (27), em audiência pública, realizada na comunidade Bom Sucesso (a quase duas horas de lancha da capital), por solicitação do vereador Waldemir José.

Presidida pelo vice-presidente da Comissão, vereador Professor Samuel, a audiência contou também com a presença da vereadora Professora Jacqueline, membro da Comissão, e do chefe do Distrito da Zona Rural, Edilene Pinheiro, além de representante das comunidades da área.

Ao abrir a reunião Professor Samuel disse que a Comissão estava ali para, após conhecer as problemáticas, buscar soluções para as demandas. Segundo ele, os problemas da área de educação equiparam-se aos de uma família, onde se resolvem inicialmente os prioritários.

Nessa mesma linha, a vereadora Professora Jacqueline destacou a necessidade de um esforço conjunto. “Muitos desses problemas por que passam as comunidades já conhecemos. E a Comissão está dando todo o apoio para fazermos intervenções junto à Secretaria. É certo que alguns problemas já foram sanados e outros aparecem. Mas vamos ouvir e levar as demandas. Sou professora há 30 anos e conheço a dinâmica da educação, especialmente da zona rural, que é mais difícil”, reconheceu. “Não estamos procurando culpados, mas solução para os problemas”, disse ela, assegurando que os apelos dos moradores foram todos registrados em ata, com as demandas e reclamações.

Comunitários, comissão na Audiência Pública - Foto: Tiago Corrêa


Relatório

O relatório, apresentado e entregue aos integrantes da Mesa dos Trabalhos pelo vereador Waldemir José, contém os problemas encontrados nas escolas das oito comunidades da margem esquerda do Rio Amazonas, bairro Puraquequara: São Francisco de Mainã, Jatuarana, São Francisco da Costa do Tabocal, São Raimundo da Costa do Tabocal, Santa Luzia do Lago do Tiririca, São Francisco do Caramuri, Paraná da Eva e Bom Sucesso da Costa do Tabocal.

O vereador explicou que muito do que foi apresentado, oficialmente, na última quinta-feira, já teve a oportunidade de apresentar extraoficialmente à secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Helena, e também por meio de denúncias ao Ministério Público do Estado (MPE) e Ministério Público Federal (MPF).
Entre os problemas relacionados das escolas da zona rural, o vereador listou cozinhas pequenas e quentes e quantidade de merendeiras insuficientes nas escolas, falta de biblioteca e sala de informática, falta internet, banheiros inadequados, problemas de instalações elétricas e falta de manutenção, além de falta de professores, uniforme e material escolar.

Além dos problemas relatados, os comunitários destacaram a importância da reunião no sentido de que as demandas sejam atendidas. Gestor da Escola Municipal Manoel Chagas,
da Comunidade Bom Sucesso, Josias Marinho, pediu que as iniciativas saiam do papel, com planejamento e estratégia de atuação.

Chefe do Distrito da Zona Rural, Edilene Pinheiro ressaltou a importância das discussões em função da melhoria da educação das escolas.  Ela também informou aos comunitários que as escolas Nossa Senhora de Nazaré, São Luiz de Gonzaga, São José, Puraquequara, Luiz Alberto Castelo e São Raimundo estão entre aquelas que serão contempladas com a construção e ampliação no planejamento de 2016. Assegurou também que todo o fardamento escolar foi entregue em 2015 e que a Semed já atende às escolas com a agricultura familiar, mas argumentou que as comunidades precisam se organizar.

Disse ainda que a Secretaria entregou vários materiais permanentes às escolas e que todos os telecentros e as 22 escolas da rede na zona rural estão funcionando com internet e wi-fi. Edilene assegurou também que o sistema de distribuição da merenda escolar vem melhorando com a contratação das empresas terceirizadas.


Texto: Nely Pedroso – DIRCOM/CMM
Foto: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.