Páginas Adicionais

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Waldemir entrará com Projeto de Lei para realização de concursos públicos para professores indígenas

Para Waldemir José, é justa a solicitação, uma vez que no município de Manaus existem cerca de 10 mil índios - Foto: Tiago Corrêa/CMM
Manaus, 11 de maio de 2016 

O vereador Waldemir José (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (11), para anunciar que entrará com Projeto de Lei que estabeleça critérios específicos para professores indígenas quanto  a realização de concurso público para professores da Semed. Proposta oriunda dos encaminhamentos da Audiência Pública realizada na tarde desta terça-feira, para tratar de políticas públicas específicas de atendimento à população indígena que mora em Manaus.

Durante o debate, que contou com a participação de lideranças indígenas das tribos Kokama, Tikuna, Barés, Dessano, Sateré e Mossambiti, foi reivindicado concursos públicos com critérios específicos para contratação de professores indígenas, para manutenção da língua e costumes desses povos.

 Para Waldemir José, “é justa a solicitação, uma vez que no município de Manaus existem cerca de 10 mil índios, portanto a educação para essa população tem que ser diferenciada, priorizando a manutenção e desenvolvimento de cultura”, disse.

Outras propostas reivindicadas pelos indígenas foram a formalização de uma Indicação ao prefeito para que seja criada uma  secretaria de políticas públicas voltadas especificamente aos indígenas e a legalização das terras ocupadas pelas famílias indígenas.

Eles solicitaram também que os centros culturais indígenas sejam reconhecidos pelo Poder Público, o que poderia se tornar um atrativo turístico para cidade, além de reforçar os laços culturais desses povos.

“Vou realizar um estudo do Plano Diretor da cidade para identificar áreas que possam servir de espaço para preservar e desenvolver a cultura da população indígena”, destacou Waldemir José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.