Páginas Adicionais

terça-feira, 8 de setembro de 2015

CÂMARA IRÁ DEBATER A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA E INCLUSÃO SOCIAL DOS CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL



A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou nesta quarta-feira (29), de autoria do vereador Waldemir José (PT), audiência Pública para debater a criação do Programa de Coleta Seletiva com Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Material Reciclável, o sistema de logística reversa e também a formação de seu conselho gestor. 

A inclusão dos catadores de materiais recicláveis na política de saneamento básico do município, de acordo com o autor da proposta, é importante porque promoverá a justiça social, uma vez que esses trabalhadores  prestam um enorme serviço para a cidade cuidando do ambiente e promovendo a politica de reaproveitamento de material. 


Waldemir justifica também que a Prefeitura tem tratado de forma extremamente desigual esses trabalhadores em comparação às empresas coletoras de lixo da cidade, por isso defende que esses profissionais sejam devidamente remunerados. “Os catadores executam um papel importante na sociedade fazendo a coleta seletiva, portanto o poder público deveria incentivar em nossa cidade o desenvolvimento desse tipo de trabalho. A prefeitura paga milhões para empresas coletoras de lixo, por que não pagar também para esses profissionais que prestam um valioso trabalho para o meio ambiente?”, questiona o parlamentar. 



Por conta disso, para Waldemir José, trazer à tona na Casa Legislativa o debate sobre a inclusão social e econômica dos catadores na politica de saneamento básico do município, a criação de um Programa de Coleta Seletiva, bem como a formação do seu Conselho Gestor é um ação de extrema importância social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.