Páginas Adicionais

terça-feira, 27 de outubro de 2015

15 de outubro: mais que uma comemoração, é um dia para reforçar a luta!


O dia 15 de outubro faz referência a um decreto de D. Pedro I publicado nesse dia em 1827, que criava o Ensino Elementar em todo o Brasil. Esse decreto era revolucionário para a época, mas não foi concretizado. Somente em 1947, num 15 de outubro, em uma escola em São Paulo ocorreu a primeira comemoração do dia dos professores que se tem notícia no Brasil.

Em todos esses anos, a realidade dos educadores no Brasil permanece com os mesmos problemas. Apesar dos esforços do Governo Federal nos últimos anos, as condições de trabalho para professores estaduais e municipais beiram em alguns lugares à degradação.

Em Manaus não é difícil encontrarmos situações em que professores e professoras são submetidos a condições inadequadas e muitas vezes desumanas.  Podemos citar a situação das escolas ribeirinhas onde realizei diversas fiscalizações e constatei que muitos professores vivem em alojamentos precários, ministram aulas em ambientes péssimos de trabalho, sem auxilio transporte e alimentação, e vários outros problemas que prejudicam os trabalhos dos nossos educadores, sem falar, é claro, do salário injusto.

Contra essa realidade que oprime professores e professoras, tenho atuado ao lado de suas lutas por melhores condições de trabalho, como é caso da Hora Técnica de Trabalho Pedagógica (HTTP), da luta por melhores salários e da luta por um plano de cargos e salários compatível com a importância desses profissionais.

Apesar de todas essas dificuldades, mesmo assim muitos educadores realizam seus trabalhos de forma admirável e dedicada. A todos esses mestres, meus sinceros respeito e admiração por tudo aquilo que fazem pelas presentes e futuras gerações de brasileiros e brasileiras.



Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.