Páginas Adicionais

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Waldemir propõe criação da Frente Parlamentar Municipal de Defesa da Educação


Com o intuito de promover a implantação do Plano Nacional de Educação (PNE), o vereador Waldemir José (PT), na manhã desta quinta-feira (5), protocolizou requerimento junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para realização de Audiência Pública com atores envolvidos com a Educação no município e ainda propôs a instalação de uma Frente Parlamentar Municipal de Defesa da Educação. 

A Câmara dos deputados aprovou, na semana passada (28/05), um dos mais importantes Projetos de Lei já votados pelo Congresso Nacional: o texto base do Plano Nacional de Educação (NE) para os próximos dez anos. As metas e estratégias que constam no texto aprovado já asseguram um avanço para educação no país, entre seus objetivos, destacam-se: o aumento progressivo do investimento público para essa área; a erradicação do analfabetismo no país; a valorização dos trabalhadores em educação e a equiparação salarial dos educadores com dos profissionais de formação equivalente. 

Para Waldemir José, essa medida aplicada pelo Governo Federal tem uma importância estratégica não só para o Brasil, mas, também para cidade de Manaus, “porque a partir desse plano, que já está na segunda versão, a educação terá uma sequência de ações sistemáticas que contribuirão para superação de suas próprias metas e alcance do objetivo principal que é uma educação de qualidade no país”. 

Além disso, ele lembrou que atualmente o país gasta 5,7% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em educação. Com a implantação do PNE, o Brasil deverá chegar, nos próximos 10 anos, a utilizar 10% de sua arrecadação e os professores do município terão, em 5 anos, seus salários equivalentes a qualquer outro profissional de educação, ou seja, não importa se ele leciona para o ensino fundamental, médio ou superior. “Estamos vivendo um momento importante na educação. Esse plano só foi possível por causa dos Royalties do pré-sal”, pontuou Waldemir. 

Por isso, o vereador julga importante a criação da Frente Parlamentar Municipal que terá a missão de promover fóruns, seminários, reuniões, dentre outras atividades, com entidades que tratam da educação em Manaus, bem como a realização de Audiência Pública objetivando a efetivação do PNE aqui na cidade. 

ZONA FRANCA

“A população vê no PT uma política voltada para classe trabalhadora”, disse Waldemir José ao comemorar a aprovação da prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50, comparando as ações entre os Governos do PT e PSDB acerca da política para classe trabalhadora. 

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prorrogou por 10 anos a ZFM; a presidenta Dilma mais 50 anos; Fernando Henrique Cardoso, do PSBD, não prorrogou nenhum ano sequer. Além disso, a renda per capta do trabalhador aumentou consideravelmente durante o governo petista, por isso, o estado do Amazonas reconhece e vota massivamente nas candidaturas do PT”, afirmou Waldemir José. 


Por esses motivos, a bancada dos parlamentares petistas da Câmara Municipal, Waldemir José Rosi Matos e Professor Bibiano,  anunciaram que vão apresentar Projeto de Decreto Legislativo para homenagear a presidenta Dilma Rousseff com o Diploma de Mérito Cidade de Manaus pelos relevante serviços prestados à cidade de Manaus e o estado do Amazonas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.