Páginas Adicionais

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Waldemir faz criticas ao Plano de Mobilidade devido a falta de prioridade aos pedestres


Vereador Waldemir José - PT - Foto: Tiago Corrêa/CMM

No dia em que se iniciam as audiências públicas sobre o Plano de Mobilidade Urbana da cidade, com o tema “Calçadas e pedestres”, o vereador Waldemir José (PT) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira (30), para chamar atenção ao fato de que o Plano de Mobilidade Urbana apresentado pela Prefeitura não suprirá as necessidades da cidade de Manaus porque não prioriza o pedestre. 

De acordo com Waldemir José, o Plano de Mobilidade não foi produzido com a devida importância que deveria ter, uma vez que  foi criado por obrigação exigida pelo Governo Federal e não para resolver os problemas de mobilidade da cidade. 

Além disso, o parlamentar destaca também que no plano produzido pela Prefeitura não consta nenhum estudo que aponte as necessidades dos pedestres, ou seja, onde a população mais utiliza as calçadas para se deslocarem na cidade. “O plano diz que 20% da população se desloca a pé, mas não aponta onde está essa população. Isso é importante saber porque é preciso politicas públicas que priorizem a necessidades desses pedestres”, disse Waldemir. 
Ele afirmou que já cobrou da Prefeitura e cobrará hoje durante a audiência pública um levantamento onde a população utiliza mais a calçada, utiliza o “andar a pé” para se locomover na cidade. É importante sabermos disso para que sejam criadas as condições ideais, por meio de políticas públicas, para o pedestre. 


“Há corredores exclusivos e preferenciais para os transportes coletivos, defendo que haja também corredores para pedestres e vias cidadãs, que valorizem os pedestres. Acredito que mobilidade começa quando o cidadão coloca o pé fora de casa. É isso que o plano tem que contemplar”, ressaltou Waldemir José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.