Diante das repetidas declarações do titular da Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU), Pedro Carvalho, de que o sistema de transporte público da cidade é “uma bomba-relógio”, o vereador Waldemir José (PT), anunciou na manhã desta terça-feira (10), durante a Sessão Plenária, que solicitará a realização de Audiência Pública na Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Manaus (CTVOP/CMM) para discutir a situação financeira das empresas e o impacto dessa situação no atendimento aos usuários.
De acordo com o parlamentar, as empresas de ônibus Global e Rondônia – ambas pertencentes ao grupo Eucatur – e que são responsáveis por 50% dos passageiros transportados, estão em vias de perderem 160 carros, em função de dívidas de empréstimos realizados ao banco HSBC de Londres.
“Se essas empresas afirmam que estão com uma dívida impagável, isso já é um prenúncio para que outros tipos de ajudas financeiras por parte da Prefeitura caia nos bolsos dessas empresas”, disse Waldemir
Ele lembrou, também, que essas mesmas empresas receberam isenção sobre o combustível; redução de Imposto Sobre Serviço (ISS); isenção do PIS, Confins e IPVA e, ainda, subsídio mensal de R$ 2milhões da Prefeitura e do Governo do Estado e não conseguem pagar suas dívidas. “Esse quadro já é conhecido. Tudo indica que elas vão ganhar mais recursos do município para que continuem gerando dívidas sem oferecer um serviço que preste à população”, concluiu.
Por esses motivos, Waldemir solicitará ainda da SMTU cópia do Acordo Operacional (ACOP), instituído em 2013 por meio de Decreto; informações a respeito da situação das concessionárias quanto ao pagamento da outorga de concessão e quanto aos pagamentos de INSS e FGTS dos trabalhadores e, por último, requerimento solicitando a planilha de custo sobre a tarifa de transporte coletivo.
*Foto: Tiago Correa
Leias mais: http://www.cmm.am.gov.br/waldemir-quer-audiencia-publica-para-debater-a-situacao-do-sistema-de-transporte-da-cidade/
Nenhum comentário:
Postar um comentário