Páginas Adicionais

quarta-feira, 18 de março de 2015

Waldemir propõe adesão da bancada do Amazonas em Brasília à proposta de reforma política

Vereador Waldemir José - PT /Fotografia: Tiago Correa/CMM

 A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou nesta terça-feira (17) a indicação N. 0163, de autoria do vereador Waldemir José (PT), para que a bancada dos Parlamentares do Amazonas faça adesão à proposta de reforma política coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e  Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

De acordo com a justificativa do documento, as manifestações que ocorreram em junho de 2013 trouxeram à tona o debate acerca da representação política que se tem hoje e evidenciou a necessidade de uma reforma política democrática, que exija uma forma de representação mais identificada com maioria da população brasileira.

Além disso, a Reforma Política foi posta em pauta definitivamente no ano passado, em virtude da votação em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a inconstitucionalidade do financiamento de campanhas eleitorais por empresas. O STF já tem o veto favorável de 6 ministros, porém o ministro Gilmar Mendes pediu vistas no processo e há mais de 1 ano não devolveu ao plenário do Supremo.

Para o autor da proposta, vereador Waldemir José, é importante que esse assunto seja debatido por todos os setores da sociedade, principalmente, entre os parlamentares brasileiros, atores envolvidos diretamente com tema.

“As últimas manifestações deixaram claro o sentimento que a sociedade tem com a política brasileira. A população sente a necessidade de ser mais bem representada. É preciso que seus representantes tenham capacidade de ouvis suas reivindicações e aprovem políticas de que o país necessita”, disse o parlamentar.



DIAGNÓSTICO DAS MANIFESTAÇÕES

Por conta da pesquisa realizada pelo instituto Datafolha durante as manifestações do último final de semana e divulgada hoje pelo Jornal Folha de São Paulo, o vereador Waldemir José apresentou durante seu pronunciamento o diagnóstico das manifestações. Ele alertou que, segundo os resultados das pesquisas, contrariando o que a oposição afirma, o principal descontentamento dos manifestantes é a corrupção que ocorre no país há anos.

De acordo com o parlamentar, os resultados apontam que dos 210 mil manifestantes que foram às ruas de São Paulo no último domingo contra o Governo Dilma, 47% protestaram contra a corrupção no país; 27% pelo impeachment; 20% contra o PT e 14% contra os políticos brasileiros.

Portanto, segundo Waldemir, os números deixam claro que, “se somados os 47% que protestaram contra a corrupção e os 14% que se posicionaram contra os políticos brasileiros teremos um percentual de 61%, ou seja, é bem maior do que os 20% que se manifestaram contra o PT e os 27% a favor do impeachment”, disse o parlamentar afirmando que a população brasileira se mostra insatisfeita com a política em geral e não somente com o Governo Federal.


Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
98821-2885/3303-2843

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.