Páginas Adicionais

segunda-feira, 23 de março de 2015

Waldemir realiza o sétimo ciclo de fiscalização nas comunidades ribeirinhas e constata mais descaso com a educação e saúde nessas localidades


Vereador Waldemir José em fiscalizações nas Unidades Básicas de Saúdes nas comunidades rurais.

Falta de merenda escolar, telecentro sem funcionamento por falta de manutenção nos computadores, estruturas de madeira e falta de professores e, também, a falta de postos de saúde foram alguns dos problemas encontrados pelo vereador Waldemir José (PT) durante a realização do sétimo ciclo de fiscalização nas comunidades ribeirinhas, nesta quinta-feira (19). Nessa etapa as comunidades Nova Esperança do Apuaú, Nova Aliança do Apuaú e Santa Izabel do paraná do Acariquara. 

Localizadas a 140 quilômetros de Manaus, Nova Esperança não possui posto de saúde. Os moradores são atendidos uma vez por mês pelo barco de “Saúde Itinerante”, que atende somente na prevenção de doenças e acompanhamento dos Programas de saúde. 

Na educação, a escola Francisco Diogo de Melo, a única da comunidade, está com sua infraestrutura precária. Não tem energia elétrica e o motor de luz não funciona adequadamente. O telecentro está há mais de 4 meses sem funcionar por falta de manutenção nas máquinas. A biblioteca e o alojamento forma construídos pela própria comunidade. E, pra piorar, a merenda escolar não é suficiente. 

“Nossa escola não tem condições estruturais para receber as crianças. Precisamos urgentemente construir uma nova escola. Preciso dá mais conforto às nossas crianças”, disse a gestora que não quis se identificar. 

Na comunidade Nova Aliança, a 130 quilômetros de Manaus,  na escola José Sarney, a situação ainda é pior. Existem 48 alunos que não estão estudando porque a escola não tem estrutura para atendê-los. De acordo com presidente da associação de moradores, Edgar Vieira, a escola pertence ao munícipio de Novo Airão, mas já solicitou há tempos que a jurisdição passasse a ser do município de Manaus. 

Já o posto de saúde desta comunidade pertence, comprovadamente, ao município de Novo Airão. 
Em Santa Izabel do Acariquara, onde residem 45 famílias, as crianças estão saindo cedo da escola municipal Raimunda Brasil, devido à falta de merenda escolar. Falta água tratada. E o prédio, que foi construído por uma ONG, não comporta adequadamente os 75 alunos e falta climatização ao ambiente. 

Além de todos esses problemas, os professores dessas escolas reclamam do auxilio transporte que é somente R$100  por mês e também da carga dobrada que estão executando,  mas não recebem por isso. 
Para o vereador Waldemir José, a situação da educação e da saúde dessas comunidades é lamentável, portanto é necessário que Câmara Municipal de Manaus (CMM) atue para sanar esses problemas. 

“Ontem, a minha convicção de que as escolas estão abandonadas pela Prefeitura se concretizou. Como podem permitir que as aulas sejam suspensas por falta de merenda? Por isso, acredito que a CMM  tem por obrigação de instalar a CPI das escolas ribeirinhas para esclarecer se esses problemas são resultados de uma má gestão ou se de logística, o fato é que a Câmara não pode ficar omissa em relação a esses graves problemas”, disse o parlamentar.


BARCO “PROGRAMA DE SAÚDE ITINERANTE” 

Vereador Waldemir José realiza fiscalização no barco de “Saúde Itinerante” - Foto: Tiago Correa/CMM
Vereador Waldemir José realiza fiscalização no barco de “Saúde Itinerante” - Foto: Tiago Correa/CMM

Ao chegar à comunidade Nova Esperança, o vereador Waldemir e sua equipe encontraram o barco do “Programa Municipal de Saúde Itinerante” e aproveitou para fazer a fiscalização. 

O Programa, que é realizado por meio de unidades móveis, chega uma vez por nas comunidades ribeirinhas que estão localizadas no Rio Negro e no Rio Amazonas. Lá, o atendimento é prestado a toda família, bem como o acompanhamento às pessoas com diabete e hipertensão. Além da realização de exames laboratoriais básicos, serviços odontológicos e distribuição de medicamentos. 

De acordo com o parlamentar, as condições do atendimento à saúde nesse programa são satisfatórias. As farmácias estão bem abastecidas com medicamentos essenciais. Os profissionais de saúde atenciosos. O Programa de saúde bucal está bem equipado, portanto consegue realizar um bom trabalho de prevenção e combate às cáries. 

Waldemir reconhece que a iniciativa consegue suprir as necessidades básicas da população ribeirinha. “Esse programa é muito eficiente. Seria importante que mais ações como essa fossem implantadas pela Prefeitura”, disse o parlamentar. 

Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.