Páginas Adicionais

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Vereador propõe criação de comissão mista para cobrar a efetivação das emendas ao orçamento de 2014



Preocupado com a não efetivação das emendas dos parlamentares aprovadas ao orçamento municipal 201, o vereador Waldemir José (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira (11/08), para propor a instalação de umacomissão mista composta por vereadores da base aliada do prefeito e de oposição, para promover visitas e reuniões à administração municipal com o intuito de apresentar relatório e acompanhar a situação dessas propostas.

Além disso, ele solicitará da Prefeitura uma nota pública explicando para a sociedade o porquê da não execução das 333 emendas aprovadas pela Câmara à Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano, uma vez que os vereadores estão sendo cobrados pela população. Na oportunidade, cobrou também que a Emenda à Loman  (Lei Orgânica do Município de Manaus) que determina o orçamento impositivo seja aprovada.

De acordo com Waldemir José, as propostas inseridas no Orçamento deste ano, tanto as  de obrigatoriedade da Prefeitura quanto as destinadas à construção de praças públicas, recuperação de feiras, implantação de áreas de lazer etc, tem até o fim deste ano para serem concretizadas, mas nenhuma sequer ainda foi iniciada. “O prazo para efetivação das emendas expira em dezembro deste ano. Estamos na metade do mês de agosto e até agora nenhuma das emendas foi efetivada”, disse o parlamentar.

Ele disse ainda, que a Prefeitura está a mais da metade do exercício orçamentário de 2014 e não executou nenhuma emenda dos vereadores, o que é preocupante, pois obras e serviços públicos necessitam de licitações e até mesmo os convênios requerem prazos. “As emendas parlamentares foram defendidas pela sociedade e estão aguardando a efetivação do executivo municipal”, afirmou Waldemir.


O petista destacou que a Prefeitura, mais uma vez, diminui o papel da Câmara Municipal ao deixar de cumprir a decisão dos parlamentares. “Somos um Poder Municipal. Não devemos nos relacionar com o Executivo como se fôssemos pedintes. Merecemos respeito. Somos representantes da população. Não somos um anexo da Prefeitura”, concluiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.