Páginas Adicionais

quarta-feira, 27 de março de 2013

Petistas reúnem com Defensoria Pública para tratar de atingidos por adutoras

Leia maishttp://www.cmm.am.gov.br/site/noticia/2013/03/26/petistas-reunem-com-defensoria-publica-para-tratar-de-atingidos-por-adutoras/

sexta-feira, 15 de março de 2013

WALDEMIR VAI PROPOR EMENDA AO PROJETO DE LEI QUE CRIA CONSÓRCIO PÚBLICO DE ÁGUA




        Vereador Waldemir visitando o Proama                                                                    Foto: assessoria 



O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Waldemir José, vai propor nesta segunda-feira (18) uma minuta de emenda que será incluída ao projeto de lei que cria o consórcio público entre o estado e prefeitura para a integração do Programa Água para Manaus (Proama) ao sistema de abastecimento da cidade. A proposta de emenda vai obrigar que o consórcio público seja responsável diretamente pela administração, financeira e serviços de água do Proama. O projeto de lei será enviado, no início da semana, pelo Governo do Estado e Prefeitura ao legislativo estadual e municipal para aprovação.

De acordo com o termo de compromisso criado em 2008 entre a Prefeitura e o Estado, para a gestão associada de serviços públicos na área de saneamento básico, faz-se necessária a formação de consórcio público ou a celebração de Convênio de Cooperação, conforme previsto nos termos do artigo 8° da Lei 11.445/2007 e no artigo13, § 5° da Lei 11.107/2005.

Segundo matérias jornalísticas veiculadas na cidade, o procurador geral do município Marcos Cavalcanti, informou que o projeto de lei que vai criar o consórcio público entre o Estado e Prefeitura já deve está sendo analisado pelo prefeito e pelo governador e entrará em tramitação, em caráter de urgência, na Câmara Municipal.

Pela proposta de consórcio apresentada pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, a gestão administrativa e financeira do Proama deverá ser entregue à iniciativa privada, que, por sua vez, terá plenos poderes para vender a água para a concessionária

Para o vereador Waldemir José, se o Proama for entregue à iniciativa privada, um custo mais elevado será incorporado à tarifa de água, sacrificando mais ainda a população. “Temos que melhorar a vida das pessoas. O custo da água em Manaus é altíssimo. Se houver um terceiro gestor a tarifa ficará ainda mais elevada”, comentou.

O líder petista disse, ainda, que o ideal seria que o consórcio vendesse a água diretamente para a Manaus Ambiental, sem necessidade de terceirizar a gestão. “Isso eliminaria um intermediário. O consórcio terá que vender água diretamente para empresa, logo a água ficaria mais barata quando chegar nas casas das pessoas”, disse.

Por esse motivo, Waldemir José anunciará na sessão plenária de segunda-feira, a apresentação de uma emenda ao projeto, quando este chegar à Casa legislativa, para que o próprio consórcio seja o responsável pelo repasse da água diretamente para a empresa concessionária. Ele espera, ainda, que seu projeto seja aprovado pelos demais parlamentares da Câmara, haja vista a contribuição para melhoria do abastecimento de água na cidade.


Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
Contato: 8821-2885/ 3303-2843



quarta-feira, 13 de março de 2013

CAMPANHA CONTRA O AUMENTO DA TARIFA

Car@s amig@s

Estamos iniciando hoje (13) uma grande campanha contra o aumento da tarifa do transporte público da cidade de Manaus. Não podemos permitir que nossa população pague a tarifa mais cara do país por um serviço precário. Por isso, se você é contra esse aumento abusivo participe dessa campanha. Comente! Compartilhe!
Juntos vamos lutar para que a prefeitura de Manaus não autorize o aumento da tarifa de ônibus!


sábado, 9 de março de 2013


Waldemir propõe criação de subcomissão para acompanhar estudos sobre aumento da tarifa de ônibus


  Reunião da COMTVOP                                                   Foto: gabinete vereador Waldemir José



O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Waldemir José, propôs na manhã desta sexta-feira (8), durante a reunião ordinária da Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas (COMTVOP), a criação de uma subcomissão para acompanhar o estudo das planilhas de custo que a Prefeitura vai fazer para embasar o reajuste na tarifa do transporte público.

De acordo com jornais desta sexta-sexta (8), o prefeito Artur Neto (PSDB) informou que vai conceder o reajuste da tarifa de ônibus assim que a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) concluir os estudos que vão embasar esse reajuste.

Para o vereador Waldemir José, a matéria publicada sobre a concessão do aumento foi uma surpresa. Durante a leitura da Mensagem Governamental do Executivo à CMM, o prefeito Arthur Neto falou que a acataria a sugestão de Waldemir José e criaria uma comissão paritária para discutir o aumento da tarifa. “De acordo com o prefeito a comissão paritária seria formada, inclusive, com membros da oposição. Por esse motivo estou propondo a criação de uma subcomissão formada pelos membros da Comissão de Transporte para participar do estudo feito pelo SMTU”, disse.

O líder petista espera que os demais membros da COMTVOP acatem sua sugestão. “O reajuste da tarifa de ônibus deve ser nossa pauta. Devemos cumprir nossa função de fiscalizadores”, concluiu.


COMISSÃO PARITÁRIA

Em janeiro deste ano o vereador Waldemir José (PT), em reunião com o presidente do SMTU Pedro Carvalho, sugeriu a nova administração municipal a criação de uma comissão paritária formada por membros do Executivo, do Legislativo, da sociedade civil organizada, Ministério Público e empresários para analisar o valor da tarifa de ônibus praticado em Manaus.
De acordo com o vereador petista, o sistema de transporte público da cidade é precário, portanto não é justo que a população pague caro por um serviço de baixa qualidade. Os usuários perdem um longo tempo à espera de um ônibus, os veículos são lotados, ainda mais quando começa o ano letivo. Ultimamente estamos vendo muitos ônibus quebrados nas ruas”, falou.
Com essa comissão, o líder da oposição espera que o valor da tarifa seja a mais justa possível, tendo em vista que será resultado da participação de todos os interessados nessa questão.


Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843

INFORTIVO SEMANAL VEREADOR WALDEMIR JOSÉ -PT


sexta-feira, 8 de março de 2013

SESSÃO ESPECIAL



 A Sessão Especial em homenagem aos 33 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), foi realizada na amanhã desta quinta-feira (7), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Considerado  o maior partido de esquerda da América Latina, governa o Brasil há 10 anos, período em que alavancou a economia do país. O evento, de autoria dos vereadores Rosi Matos,  Professor Bibiano e Waldemir José líder da bancada petista, contou com a participação dos membros dos diretórios Municipal e Estadual.

Fundado em 10 de fevereiro de 1980 por metalúrgicos, intelectuais, sindicalistas e representantes de movimentos sociais que tinham em comum o desejo de forma um partido político feito por trabalhadores e para trabalhadores, o PT é hoje um dos maiores e mais importantes partidos de esquerda da América do Sul e o segundo maior partido do pais, com aproximadamente 1,5 milhões de filiados em todo o Brasil.

Para o vereador  Waldemir José,  ao completar 33 anos de história, o PT vem reafirmar as lutas contra as desigualdades sociais por meio da atuação da militância e de outras entidades ligadas a sua história, como: Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central de Movimentos Populares  e vários outros sindicatos espalhados pelo país, bem como a luta da bancada do Partido no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

“A trajetória do PT se confunde com a história do Brasil desde o fim da ditadura militar, quando atuou com outras forças políticas para a retomada da democracia no país. O PT e um instrumento inovador na cultura política brasileira.  Surgiu como alternativa à situação do país. Foi criado em plena ditadura militar para se contrapor à forma política da época”, disse. 

Ele relembrou, ainda, que o PT foi  um marco político no pais. Foi o primeiro partido que colocou uma mulher negra no Senado, uma nordestina no governo da maior capital do país, uma agricultora, um sindicalista e muitos outros trabalhadores e trabalhadoras ao parlamento, culminando com a eleição de um ex-torneiro mecânico e líder sindical Luís Inácio Lula da Silva.

Durante seus discursos os parlamentares  proponentes e também os convidados, lembraram que o PT no comando mudou o Brasil para melhor nesses últimos 10 anos, proporcionando profundas mudanças econômicas e sociais à população. "A sociedade mudou. Aquela desesperança dos anos 90 foi transformada em otimismo e em uma nova pauta de desejos e exigências. Podemos dizer que a esperança venceu o medo da mudança", foi o que expressou Waldemir.

O líder petista comentou, ainda, que o Governo do PT ficou marcado pela diminuição do desemprego, pelo aumento do poder de compra da população, pelo aumento de famílias nas classes A, B e C, pelo ingresso de jovens no ensino superior, pela redução da pobreza dando vida mais digna a milhares de brasileiros. Ele reconheceu que ainda há muito a melhorar, mas acredita que o partido ainda tem muito a contribuir para o desenvolvimento do país.

"Temos muitas razões para festejarmos estes 33 anos de existência do Partido do Trabalhadores. Um partido que estando à frente do governo mudou a cara do país", concluiu.


Assessoria de comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843

terça-feira, 5 de março de 2013

segunda-feira, 4 de março de 2013

Waldemir cobra da PMM a reabertura da biblioteca municipal João Bosco Evangelista


Vereador Waldemir José - PT

O líder o Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) vereador Waldemir José, na manhã desta segunda-feira (04), durante o pequeno expediente da Sessão Plenária, cobrou da Prefeitura de Manaus medidas urgentes para reabertura da Biblioteca Municipal  João Bosco Pantoja Evangelista, também o cronograma de instalação das bibliotecas nas escolas municipais, conforme previsto na Lei Federal N0. 12.244 de 2010.
Enquanto os estudantes da rede pública de ensino são privados de ler e pesquisar dentro da escola, por falta de bibliotecas escolares, a Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista, localizada na rua Monsenhor Coutinho, no centro, está há mais de 14 meses fechada, aguardando reparos na instalação elétrica e hidráulica, bem como reforma em seu espaço físico. Por ocasião desse grave problema, o vereador Waldemir José disse em discurso que prefeitura de Manaus tem que levar a sério a formação dos alunos da rede pública e  solicitou reabertura da biblioteca municipal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação  (Semed), das 492 escolas existentes na cidade   278 não possuem biblioteca, mas mesmo assim recebem um acervo anual do Programa Nacional de Bibliotecas nas Escolas (PNBE) para ajudar nas pesquisas e trabalhos escolares dos alunos.   
A Lei Federal 12.244/10 determina que todo o sistema de ensino do país deverá desenvolver esforços para a universalização das bibliotecas escolares num prazo máximo de 10 anos, a contar data de sua publicação. No artigo 1º diz que  as instituições de ensinos  públicas ou privadas do país deverão ter bibliotecas disponíveis  aos alunos.
Para o vereador petista,  Manaus vem descumprindo a Lei há vários anos e  para cumpri-la é necessário que a prefeitura construa 3,3 bibliotecas por ano até 2020. “A biblioteca é um instrumento que ajuda na formação dos alunos. É de extrema necessidade a construção desses espaços nas escolas. Os estudantes de Manaus não podem ser prejudicados na sua formação”, disse.
O líder petista solicitou, ainda, da prefeitura, por meio de requerimento, o cronograma de construção de bibliotecas nas escolas municipais, para acompanhar e fiscalizar o andamento. “Irei cobrar celeridade nessa pauta para que se cumpra, urgentemente, a Lei Federal evitando maiores danos à população da cidade”, concluiu. 
 

Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
Contato: 8821-2885/ 3303-2843

Waldemir apresenta projeto de Lei que libera as catracas dos ônibus em caso de greve

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) vereador Waldemir José, deu entrada na manhã  desta segunda-feira (04) junto à Mesa Diretora, no projeto de Lei nº 046/13, que torna obrigatório a  liberação das catracas dos ônibus em caso de greve dos trabalhadores do sistema de transporte público da cidade de Manaus.
De acordo com o líder petista, as greves  no sistema do transporte coletivo afetam milhares de pessoas que utilizam diariamente os ônibus para se locomover na cidade, mesmo quando se mantêm o percentual de carros circulando, conforme a lei de greve estabelece, esse transtorno à população fica evidente. “Não é justo que a população seja obrigada a pagar por um serviço que lhe traz transtornos. Por isso apresentei o projeto de lei que obrigará as empresas a deixarem suas catracas livres em caso de greve”, disse.
 Waldemir José disse, ainda, que esse projeto vem resguardar o direito da população de não ser obrigada a pagar por um serviço que não está sendo prestado adequadamente, além, de forçar tantos trabalhadores quanto patrões a encontrarem, o mais cedo possível, uma solução para o empasse nas greves.
O autor da propositura espera que seu projeto seja aprovado, o mais breve possível, pelos demais parlamentares da Câmara. 
 
Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
Contato: 8821-2885/ 3303-2843
  

 

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.