Páginas Adicionais

segunda-feira, 4 de março de 2013

Waldemir cobra da PMM a reabertura da biblioteca municipal João Bosco Evangelista


Vereador Waldemir José - PT

O líder o Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) vereador Waldemir José, na manhã desta segunda-feira (04), durante o pequeno expediente da Sessão Plenária, cobrou da Prefeitura de Manaus medidas urgentes para reabertura da Biblioteca Municipal  João Bosco Pantoja Evangelista, também o cronograma de instalação das bibliotecas nas escolas municipais, conforme previsto na Lei Federal N0. 12.244 de 2010.
Enquanto os estudantes da rede pública de ensino são privados de ler e pesquisar dentro da escola, por falta de bibliotecas escolares, a Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista, localizada na rua Monsenhor Coutinho, no centro, está há mais de 14 meses fechada, aguardando reparos na instalação elétrica e hidráulica, bem como reforma em seu espaço físico. Por ocasião desse grave problema, o vereador Waldemir José disse em discurso que prefeitura de Manaus tem que levar a sério a formação dos alunos da rede pública e  solicitou reabertura da biblioteca municipal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação  (Semed), das 492 escolas existentes na cidade   278 não possuem biblioteca, mas mesmo assim recebem um acervo anual do Programa Nacional de Bibliotecas nas Escolas (PNBE) para ajudar nas pesquisas e trabalhos escolares dos alunos.   
A Lei Federal 12.244/10 determina que todo o sistema de ensino do país deverá desenvolver esforços para a universalização das bibliotecas escolares num prazo máximo de 10 anos, a contar data de sua publicação. No artigo 1º diz que  as instituições de ensinos  públicas ou privadas do país deverão ter bibliotecas disponíveis  aos alunos.
Para o vereador petista,  Manaus vem descumprindo a Lei há vários anos e  para cumpri-la é necessário que a prefeitura construa 3,3 bibliotecas por ano até 2020. “A biblioteca é um instrumento que ajuda na formação dos alunos. É de extrema necessidade a construção desses espaços nas escolas. Os estudantes de Manaus não podem ser prejudicados na sua formação”, disse.
O líder petista solicitou, ainda, da prefeitura, por meio de requerimento, o cronograma de construção de bibliotecas nas escolas municipais, para acompanhar e fiscalizar o andamento. “Irei cobrar celeridade nessa pauta para que se cumpra, urgentemente, a Lei Federal evitando maiores danos à população da cidade”, concluiu. 
 

Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
Contato: 8821-2885/ 3303-2843

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.