Vereador Waldemir José - PT. Foto: Plutarco Botelho |
A Câmara Municipal de Manaus – CMM começa a analisar a possibilidade de criação de uma comissão paritária para realizar uma auditoria no valor da tarifa de ônibus. A proposta é do vereador Waldemir José (PT), por entender que os usuários de ônibus em Manaus pagam uma das tarifas mais caras do país.
De acordo com a proposta de Waldemir José, a comissão será formada por representantes do Executivo Municipal, da Câmara Municipal, dos empresários de transporte e da sociedade civil. A proposta em forma de requerimento foi deliberada na nesta terça-feira (02) no Plenário da Câmara, mas teve o trâmite interrompido porque o vereador Homero de Miranda Leão (PHS), um dos líderes do prefeito Amazonino Mendes (PDT), pediu vistas.
Com isso, o documento só deve voltar à discussão na próxima semana. Waldemir José explica que a proposta foi feita em forma de indicação, para que a Prefeitura tome a iniciativa de formar uma comissão paritária para descobrir o porque que dos usuários de transporte em Manaus pagarem tão caro para utilizar o transporte público. Os empresários ao requerer o aumento do valor da tarifa de ônibus, apresentam uma planilha alegando custos com a folha de pagamento, desgaste nas peças e pneus.
“Precisamos descobrir se as alegações dos empresários são reais, até porque em capitais como Belém e Fortaleza, com realidade semelhante às de Manaus, o preço da tarifa de ônibus é menor que na capital amazonense”, destacou o vereador petista. Waldemir José destaca que a formação da comissão com a participação de representantes dos vários segmentos da sociedade, vai permitir avaliar todos os itens da planilha e, quem sabe, até reduzir o preço da passagem de ônibus em Manaus. “Deve-se levar em conta que os usuários passam um tempo longo a espera de um ônibus que nem sempre está em boas condições de tráfego”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário