Foto: Sérgio Oliveira |
O vereador Waldemir José (PT) protocolou requerimento solicitando a realização de uma audiência pública, na Comissão de Serviços Públicos, para debater a proposta para que a gestão do serviço de captação e distribuição de água volte a ser feita pelo Governo do Estado. O vereador explica, no entanto, que deve ser uma administração transparente para evitar os vícios que foram constatados na antiga Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).
A ideia, segundo vereador, é iniciar uma discussão com vários setores da sociedade para se chegar a uma conclusão sobre qual seria a melhor forma de gestão do serviço de captação e distribuição da água, visando sanar os atuais problemas da falta de água para uma grande parcela da população, que não conta com água encanada e outra parcela onde a água chega em suas casas apenas durante determinadas horas do dia.
Para a audiência pública estão sendo convidados representantes do Sindicato dos Urbanitários, da Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Arsam), do Governo do Estado, da Prefeitura, sociedade organizada e lideranças comunitárias. “Queremos que o debate seja o mais amplo possível, para que se possamos avaliar exemplos de gestões em outros Estados e países, para se chegar um modelo de administração ideal dos serviços de distribuição de água para a nossa cidade e para o nosso Estado”, destacou Waldemir José.