Vereador Waldemir José, no Plenário da Câmara Municipal de Manaus |
O vereador Waldemir José (PT) anunciou nesta terça-feira (07), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que está preparando documento para pedir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a empresa Águas do Amazonas. Pelas contas do vereador, foram investidos mais de R$ 725 milhões no setor, sem que a água chegue às casas de mais de quinhentos mil moradores das zonas Leste e Norte.
Esses valores são brutos, sem a correção da inflação do período. Além dos investimentos que não tem apresentado resultados positivos para a população, existe ainda a questão da depreciação de máquinas, veículos e equipamentos que faziam parte do patrimônio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), no período em foi feita a privatização.
Waldemir José destacou que em quase doze anos de privatização do sistema de água e esgotamento sanitário, temos ainda um terço da população que continua sem água. O vereador lembra que mesmo o Programa de Água para Manaus (Proama), quando entrar em funcionamento, não vai resolver o problema da falta de água nas zonas Norte e Leste, isso porque ainda foi realizada uma licitação para contratar uma empresa para fazer a distribuição de água.
Fato que o governo tem conhecimento desde o início da implementação do projeto, mas nenhuma providência foi encaminhada. O Proama recebeu investimentos, até o momento, na ordem de R$ 365 milhões. O vereador lembra que em agosto do ano passado apresentou requerimento solicitando a realização de um plebiscito para saber se a população quer ou não continuar com a Águas do Amazonas no serviço de distribuição de água. Já foram obtidas 21 mil assinaturas para a realização do plebiscito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário