O vereador Waldemir José (PT) apresentou na sessão desta-segunda-feira (16) à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) requerimento solicitando a instalação da CPI do transporte coletivo. O petista estava juntando informações e documentos para fundamentar a investigação. Waldemir passou o sábado visitando as empresas ganhadoras na licitação para a prestação do serviço à população, das 8h às 16h, segundo ele. “O endereço da Transamazônia, que seria uma nova empresa, é exatamente o da Eucatur, antiga prestadora de serviço. Esses são alguns fatos que colocam em questionamentos essa licitação”, aponta o parlamentar.
Waldemir suspeita de fraudes no processo de licitação, além de questionar os critérios adotados para o reajuste no preço da tarifa de ônibus. De acordo com ele, há a denúncia de que os empresários, as garagens, os ônibus e os funcionários de algumas das empresas vão permanecer os mesmos após licitação para a troca das prestadoras de serviço. Nas visitas, realizadas em seis empresas do transporte coletivo, o vereador encontrou resistência de alguns empresários.
Entre as percepções do vereador está a de que os mesmos proprietários das atuais empresas de ônibus devem permanecer no comando de novas empresas, vencedoras das licitações. “Saiu a Transmanaus, mas três das empresas permanecem claramente, outras seis delas não são as mesmas. Mas são os mesmos proprietários, os mesmos ônibus”, afirma.
De acordo com ele, já há outros vereadores que sinalizam um possível apoio. “A questão é saber se vamos ter as assinaturas suficientes. Faltam mais 12. Já temos apoio na Câmara, com Elias Emanuel, Bandeira, Joaquim Lucena, ainda não conversei com todo mundo”, pondera.
Fonte: CMM - www.cmm.am.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário