O transporte coletivo da cidade de Fortaleza é referência nacional. Ao ser comparada com outras capitais de mesmo porte e que possuem sistema integrado, a capital cearense tem a menor tarifa de ônibus. Ação como essa amplia o número de usuários e desperta o conhecimento de representantes de outros estados.
Na manhã da última sexta-feira, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) recebeu a visita do vereador de Manaus, Waldemir José (PT), que demonstrou interesse ao conhecer as políticas voltadas à mobilidade urbana do município, dentre as quais se destacam a gratuidade para pessoas com deficiência, a meia passagem ilimitada para estudantes, o serviço de táxi acessível, a Hora e a Tarifa Social.
Segundo o vereador, apesar de o preço da passagem ser barato, a frota de coletivos é uma das mais novas do País, com idade média inferior a cinco anos. Além disso, cerca de 660 ônibus, 84 vans e 40 táxis são acessíveis. “Há uma efetiva política de acessibilidade nesta cidade. As pessoas com deficiência podem transitar em alguns passeios e calçadas adaptadas bem como se deslocar gratuitamente nos coletivos, que também portam plataformas elevatórias para possibilitar uma viagem segura”, afirma.
Durante a visita, a diretoria técnica da Etufor mostrou como é elaborada a planilha de cálculo da tarifa e apresentou os benefícios conquistados na gestão da prefeita Luizianne Lins. Na oportunidade, técnicos do órgão acompanharam o vereador aos terminais de integração.
Conforme Waldemir, essas estações de embarque e desembarque estão estruturadas para receber mais de 100 mil pessoas diariamente, pois, além do serviço de ônibus ofertado, existem atividades comerciais regularizadas dentro dos próprios terminais, o que permite um melhor atendimento ao cidadão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário