Câmara Municipal de Manaus (CMM)
Gabinete Vereador Waldemir José (PT)
Waldemir propõe emendas ao projeto do Passa Fácil criando tarifa alternativa e mudando a forma de arrecadação do sistema
O vereador Waldemir José (PT) vai apresentar nesta segunda-feira duas emendas ao projeto de lei municipal sobre o controle do “Passa Fácil” que será enviado à Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O primeiro sugere que a prefeitura passe a arrecadar a renda do transporte urbano e pague às empresas por quilometragem rodada da frota de ônibus. “Queremos que a prefeitura não só assuma o controle do ‘Passa Fácil’ como também possa ser agente arrecadadora do sistema, para que as empresas não fiquem como hoje reduzindo a frota. Isso estimula que os ônibus não fiquem nas garagens como também evita o abuso das empresas. A medida já existe em alguns sistemas”, informou Waldemir.
A outra ideia é criar a “tarifa social” que significa reduzir o valor da passagem em horários diferenciados e alternativos durante a semana. “É uma forma de compensar a retirada da tarifa ‘domingueira’ e estimular a população a usar ônibus em horários alternativos”, ressaltou.
As medidas surgiram após a Prefeitura de Manaus anunciar a proposta de aumento da tarifa de ônibus a R$ 2,80, acabar com a tarifa domingueira e com as linhas de integração. O vereador considera abusivo o aumento superior a R$ 0,50 na passagem de ônibus, já que a qualidade do serviço nunca acompanha o reajuste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário