Vereador Waldemir José - Foto: Tiago Corrêa/CMM |
Manaus, 4 de abril de 2016
O vereador Waldemir José (PT) anunciou nesta segunda-feira que iniciará a coleta de assinaturas de vereadores para seu Projeto de Resolução que criará uma comissão especial para auditar a planilha de custo do transporte coletivo da cidade de Manaus.
A planilha de custo do sistema de transporte, segundo Waldemir, “é uma verdadeira ´Caixa Preta´, porque nem a Sociedade Civil, nem os usuários e nem mesmo Câmara tem qualquer dado ou informações confiáveis que possam mostrar os reais custos do transporte público daqui”.
No entanto, o que sabemos é que os empresários se beneficiam de renúncias tributárias tais como: ICMS sobre o diesel, isenção do ISS, além de receberem mensalmente da Prefeitura e do Governo do Estado uma ajuda de custo para que não haja o reajuste do preço da tarifa.
“O que causa estranheza também é a constante ocorrência de paralisações de trabalhadores do transporte público por atrasos no pagamento dos salários e por falta de pagamento de direitos trabalhistas, valores que são previsto no custo da passagem”, afirmou Waldemir José.
O vereador relembrou, ainda, que o prefeito, durante sua vinda à CMM em 2013, garantiu que iria implantar a comissão paritária para tratar sobre o preço da tarifa e oficializou o convite ao líder petista para compor essa comissão. Porém, está chegando o fim de seu mandato e nenhuma comissão foi criada.
Por isso, devido à falta de maiores informações sobre os custos do transporte e devido aos empresários do transporte voltar a reivindicar o reajuste da tarifa, agora sob a justificativa de que contraíram dívidas em dólar para compra de novos ônibus, Waldemir diz ser necessária e urgente a criação dessa comissão para abrir a “caixa preta” da planilha de custo do transporte.
PROMESSA DO PREFEITO
Durante a leitura da Mensagem Governamental do Executivo à CMM em 2013, o prefeito Arthur Neto falou que a acataria a sugestão de criação da Comissão Paritária para discutir o preço justo da tarifa do transporte. O prefeito disse, ainda, que essa comissão seria formada, inclusive, pelo autor da proposta vereador Waldemir José.
Nenhum comentário:
Postar um comentário